PORTAL DE ARMAZENAGEM VIP: UM SISTEMA COMPLETO PARA UMA EMPRESA DE PONTA


Calendário

O Grupo VIP é uma das holdings mais tradicionais do Brasil. Com mais de 20 anos de sólida atuação no mercado, conta com 12 empresas altamente inovadoras em seu portfólio e possui atuação em todo o território nacional, contando com grandes clientes, a exemplo da Coca-Cola e Ambev.

Parceira da área de tecnologia Revelare há muitos anos, recentemente o Grupo VIP nos procurou com um dos trabalhos mais desafiadores que realizamos até o momento: a criação de um portal exclusivo para que seus clientes pudessem acessar informações estratégicas na logística de distribuição nos armazéns gerais, já que a empresa conta com armazéns espalhados por pontos estratégicos do país.

Tratou-se de uma tarefa desafiadora por uma série de motivos. Em primeiro lugar, por ser um serviço pertencente à área de logística, tão importante quanto complexa, seja em termos de dinâmica de funcionamento quanto em termos de custos. Em segundo lugar, pelo porte dos clientes finais do portal, todos grandes empresas, como Coca-Cola, Vepakum e Crown.  Em terceiro lugar, pela quantidade e complexidade da tecnologia envolvida, uma vez que o portal dá acesso a uma série de informações, incluindo algumas em tempo real. 

Nessa complexa tarefa, o primeiro passo da equipe de desenvolvimento Revelare foi realizar o levantamento dos requisitos do sistema, a fim de verificar quais funcionalidades e informações o portal deveria prover aos usuários.

Para que tal levantamento fosse realizado, a equipe Revelare conduziu entrevistas com gestores e colaboradores operacionais do Grupo VIP, que recebem diariamente solicitações dos clientes e por isso conhecem suas necessidades, além de também falar com os próprios clientes finais (usuários) do portal. 

Com as regras de negócio e os requisitos do sistema em mãos, já aprovados pela equipe VIP responsável, a equipe Revelare deu início ao desenvolvimento do sistema propriamente dito, e neste ponto surgiu um novo desafio: a integração do portal com o sistema VIP MOVARM, responsável por realizar a gestão inteligente de armazéns, executando as tarefas de definir endereço de armazenagem automaticamente, realizar gestão dos pedidos de armazenagem, fazer a rotação dirigida e otimizada de estoques (FIFO), diminuir erros humanos nas operações, prover rastreabilidade dos lotes, gerar indicadores de eficiência, dentre outros. 

Vale ressaltar que essa integração era necessária ainda no início do desenvolvimento do sistema porque muitas das informações presentes no portal são provenientes do sistema MOVARM. Sendo assim, nesta etapa do desenvolvimento essa foi a maior prioridade.

Em relação à interface do portal de armazenagem, a equipe de desenvolvimento front-end Revelare optou por uma visual mais simples, pois o foco do sistema é a facilidade na obtenção e visualização de informação - diferentes do que ocorre com sites, por exemplo, no qual o objetivo do layout é fazer com que os usuários naveguem pelo maior período de tempo possível. Assim, todas as informações são exibidas de antemão, sem necessidade de clicar em botões de expansão, por exemplo. 

O resultado de todo esse trabalho foi um portal extremamente funcional, no qual os clientes Grupo VIP Armazenagem têm acesso a informações detalhadas a respeito dos indicadores geral ou de cada um dos armazéns, às informações de expedição, de portaria, cadastros e outros tipos de relatórios completos. 

Com a Revelare, trabalho dado é trabalho cumprido com êxito. Confira:

_que tal um café?

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8:30 as 12:00, das 14:00 as 17:30.

Entre em contato

Obrigado, em breve retornaremos o seu contato.