Publicidade digital atinge US$43 bilhões e passa a TV pela primeira vez


No ano passado, a publicidade digital e via mobile passou a marca dos US$40 bilhões pela primeira vez na história, de acordo com o IAB (Internet Advertising Bureau). Desde 2004 o crescimento médio da publicidade digital era de 18%. E esse ano, a arrecadação com publicidade digital superou a da TV pela primeira vez.

Um dos grandes culpados desse enorme crescimento da publicidade digital é a popularidade que os dispositivos móveis tem hoje.

Os anúncios em mecanismos de busca ainda são os maiores responsáveis pela publicidade digital ter atingido e ultrapassado a publicidade na TV, mas eles estão crescendo muito mais devagar que os anúncios para dispositivos móveis e anúncios em videos. Só para ter uma noção, do ano passado até agora a publicidade mobile cresceu 110% e o número de anúncios em vídeos na internet triplicou, enquanto isso os anúncios em mecanismos de busca cresceram “apenas” 8,6%.

Faturamento relacionado a publicidade em cada meio de comunicação

Faturamento relacionado a publicidade por meio de comunicação (em bilhões)
Fonte: IAB

Muito na mão de poucos

De acordo com o IAB, as 10 maiores empresas envolvidas com publicidade digital são donas de praticamente 3/4 de todo esse faturamento. Mesmo com o crescimento da publicidade mobile, que fez com que esse valor caísse de 72% em 2012 para 71% no ano passado, os gigantes da internet como o Google e Facebook ainda detêm grande parte do mercado de publicidade digital.

Porcentagem de faturamento total divido entre as empresas.

Porcentagem de faturamento total divido entre as empresas.

A publicidade digital está mudando

Os anúncios hoje não são os mesmos tipos de anúncios de alguns anos atrás, mesmo a maioria dos anúncios ainda sendo voltados para os mecanismos de busca e banners dentro de sites, os anúncios em dispositivos móveis e dentro de vídeos na internet estão crescendo muito. Os anúncios em vídeo já são hoje a quarta maior categoria de publicidade digital, tendo sido gasto com ele US$2,8 bilhões nesse ano de 2013.

Sim, é menos que os anúncios mobile, que chegam a US$7,1 bilhões, mas já superou o faturamento em anúncios classificados. E enquanto anúncios em banners cresceram 6% em 2013, os anúncios em vídeo tem triplicado de acordo com o IAB.

screen-shot-2014-04-10-at-8-58-16-am

Formatos de anúncio digital em 2012 e em 2013

 

Fonte: http://venturebeat.com/2014/04/10/digital-advertising-hits-43b-passing-broadcast-tv-for-the-first-time-ever/?utm_content=buffer828c2&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer